Por que muitas pessoas têm trocado a musculação pelo aeropilates?
O Pilates ganhou um toque de circo e tem virado a cabeça de muita gente. É isso mesmo, a novidade chamada de aeropilates mescla movimentos tradicionais com acrobacias executadas em suspensão e tem ganhado muitos fãs pelo Brasil.
A modalidade é praticada no “columpio”, um aparelho que consiste em tecidos presos ao teto por meio de dois ganchos. Esse equipamento é feito de materiais de alta resistência para que os pilateiros executem acrobacias espetaculares com toda a segurança.
Foto: http://i.ytimg.com/vi/cNmX0sWNxSU/maxresdefault.jpg
Aos olhos de quem assiste à execução desses movimentos, parece fácil ficar suspenso por esse balanço. No entanto, o aeropilates exige muito mais da força e do equilíbrio, uma vez que o nível de dificuldade é maior em comparação ao Pilates tradicional.
Para manter o equilíbrio no tecido e não cair, as musculaturas do abdômen e dos braços precisam ser totalmente ativadas. Com o corpo suspenso pelos tecidos, os praticantes executam exercícios aéreos e posições invertidas que exigem coordenação e concentração. Além disso, há também as posições de alongamento e relaxamento.
Posição morcego
Na posição “morcego” (quando se está suspenso no tecido de cabeça para baixo), por exemplo, o praticante segura o tecido nos quadris enquanto as articulações sofrem uma descompressão, já que o espaço entre os discos vertebrais é ampliado. O resultado: alívio de dores articulares e na lombar. Esse tipo de posição invertida ainda aumenta o retorno venoso, contribuindo para a circulação linfática e sanguínea.
Desse modo, a intensidade do aeropilates apresenta-se como uma alternativa para quem gosta de pegar pesado na musculação – só que com um ambiente mais tranquilo e agradável do que as academias e a vantagem de contar com diversos outros inúmeros benefícios para o corpo.
Benefícios dos aeropilates
Se por um lado o aeropilates requer muito mais força e coordenação, seus resultados são potencializados, pois a atividade exige bastante do abdômen e da força de outros membros como braços, costas e pernas. O exercício, contudo, não é recomendado para quem possui problema cardíaco e problema de pressão. Confira a lista dos inúmeros benefícios do aeropilates:
- Melhora alongamento
- Ativa o centro do equilíbrio para se manter estabilidade no ar
- Trabalha a coordenação motora
- Melhora a concentração
- Elimina dores na lombar
- Ativa circulação sanguínea e linfática
- Fortalecimento dos músculos: abdômen, braços, pernas e costas
Olá,eu gostaria de saber se vcs teriam algum profissional com interesse em trabalhar em um studio de pilates com aeropilates em Balneario Camboriú -SC, poderiam me indicar algum ex-aluno que tenha feito o curso com vcs? Muito obrigada Daniela
adorei mas nao tem como exercitar em minha casa