Espaldar no Pilates

Publicado em Acessórios
Compartilhar no Facebook

O Espaldar ou Barra de Ling é muito utilizado no âmbito da  reabilitação e serve de suporte para vários tipos de exercícios de fortalecimento muscular, alongamento e flexibilidade (membros superiores, inferiores e musculatura envolvente da coluna vertebral), mobilidade e amplitude articular.

No Pilates, o Espaldar pode ser utilizado também em conjunto com outros equipamentos, tais como, bandas elásticas, bolas, rolo (foam roller), entre outros.

espaldar pilates

RESUMO DESSE ARTIGO

  • História do espaldar no Pilates
  • Material e construção do espaldar
  • Benefícios de exercícios com o espaldar
  • Fotos de exercícios com o espaldar 

História do espaldar no Pilates

O Espaldar foi inventado pelo sueco Pehr Henrick Ling em 1890, que foi o precursor do sistema de educação física na Suécia e “pai” da escola Sueca, exercendo grande influência no estudo da anatomia e fisiologia com fins terapêuticos.

No Brasil, o Espaldar foi introduzido pela primeira vez em 1940 nos centros de esporte.

Embora tenha caído em desuso por alguns estabelecimentos, ainda é muito utilizado na reabilitação, e mais recentemente, na vertente esportiva, principalmente no Pilates e treinamentos funcionais.

O Espaldar se assemelha muito a wall unit (parede de molas) do Pilates, e nele, é possível reproduzir muitos exercícios do método, sejam eles de mobilidade, força, alongamento ou estabilidade.

Material e construção do Espaldar

O Espaldar é um equipamento fixado na parede que pode ser produzido a partir de madeira, tubular em aço carbono ou em alumínio.

Por possuir diferentes regulagens, pode ser usado para fixar elásticos (faixas ou tubulares).

A sua maior medida habitual é de 47,5cmx92,5cmx237cm (CxLxA) e peso de cerca de 18kg. Por ser feito com materiais de elevada durabilidade e segurança, possui alta estabilidade e resistência as trações produzidas durante os exercícios.

Por ser de fácil instalação, pode ser utilizado em academias, residências, condomínios, estúdios de pilates, estúdios de personal e clínicas de fisioterapia e reabilitação.

espaldar

Benefícios de exercícios com o Espaldar

Confira alguns dos benefícios dos exercícios de Pilates realizados no Espaldar:

  • Reabilitação: escolioses, bloqueios articulares, correção postural, hipercifose, tração, alongamento do tronco, fortalecimento de membros superiores, inferiores, estabilização da cintura escapular, etc.
  • Ganho de força e controle muscular
  • Melhoria na flexibilidade e alongamento
  • Melhoria do equilíbrio e coordenação motora
  • Melhoria na disposição física e vitalidade
  • Melhoria da capacidade respiratória
  • Alívio das dores musculares e do estresse, reduzindo as tensões musculares
  • Relaxamento muscular
  • Proporciona melhoria da consciência corporal
  • Prepara o corpo para as atividades físicas, ativando a circulação e deixando os movimentos corporais mais soltos e confortáveis, e portanto, útil na prevenção de lesões

Fotos de exercícios com espaldar

O treinamento com o espaldar permite uma abordagem infinita de exercícios adaptados do Pilates, habitualmente realizados com o peso do corpo ou pesos.

À sua utilização podem ser agregados diversos materiais de apoio (ex. Elásticos, cordas…) tornando o treino mais variado e motivante.

Confira abaixo algumas fotos de exercícios com a utilização do espaldar no Pilates e demais treinamentos:

* Em inglês, o Espaldar é conhecido como “Wall Bar”.

exercicio flexão braço espaldar

Imagem de www.foeldeak.com

exercício trx espaldar

Imagem: www.signalscv.com

1 comentário to Espaldar no Pilates

  1. Rose Cyrillo disse:

    Como utilizar o espaldar como torre do wall unit. Podemos adquirir os acessórios que transformam o espaldar em wall unit? Como seria?